Comunidade do Crusp cria cinema alternativo ao ar livre

Iniciativa vem como forma de criar um vínculo entre os moradores e o espaço

Por Pedro Gabriel

Foto: Anny Oliveira

A Associação de moradores do Crusp (AMORCrusp) promove, toda segunda-feira às 21h, o Cinecrusp. A Atividade pretende criar um vínculo maior por meio da arte entre os moradores. O projeto começou no meio de 2017 com dois moradores do Crusp, e no começo de 2019, foi ampliado para toda a comunidade.

“Eu acho que foi uma demanda de ter um vínculo maior com o Crusp, uma demanda da comunidade de ter esse espaço de encontro”, comenta Pedro Campos, um dos moradores que teve a iniciativa do Cinecrusp. O estudante complementa: “o Crusp tem risco de ser um lugar muito automatizado, no sentido da gente só vir, dormir e ir para aula, sem criar um afeto com as pessoas”.

O Cinecrusp está num contexto de outro projetos culturais que rolam pela comunidade, e que a nova gestão do AMORCrusp procura incentivar. “Tem a horta, tem o pessoal do xadrez, estamos querendo comprar umas mesas e de repente fazer competições, tem um grupo de conversação em inglês, grupo de estudos, tem um outro projeto de uma coletânea de textos de cruspianos sobre o Crusp”. Segundo Pedro, qualquer projeto pode ser apresentado para a nova gestão para buscar financiamento e apoio.

A escolha do filme que será exibido ocorre entre os espectadores. Logo após a exibição, há uma conversa e escolhem entre eles qual será a próxima produção que assistirão. “Aí um baixa o filme, o outro faz a divulgação, o outro faz uma pipoca e por aí vai”. Os moradores assistem desde filmes de Hollywood à Irmão do Jorel, como ocorreu na segunda-feira, dia 13 de maio.

Essa possibilidade de diversificar o catálogo do que passará no cinema é uma das vantagens quando comparado com o Cinusp. Além disso, Pedro cita que o horário do Cinusp não permite que muitos o visitem, por conta de seus estudos e seu trabalho.

“O Cinecrusp é uma iniciativa que é da AMORCrusp, que é minha, mas que pode ser de qualquer pessoa. Se a pessoa não pode de segunda à noite, ela pode outros dias, só se responsabilizar pelo equipamento, mas é algo autônomo”.