Curiosidades sobre o cargo de reitor

Reitor com mais tempo no cargo

Luís Antonio da Gama e Silva, por 6 anos e 10 dias

Reitor com menos tempo de mandato

Benedicto Montenegro, por 2 meses e 25 dias

Reitor com maior número de mandatos

Miguel Reale, com dois

Reitor mais jovem a assumir

Miguel Reale, aos 38 anos

Reitor mais velho a assumir

Luciano Gualberto, aos 67 anos

Onze ruas do campus Butantã têm nomes de ex-reitores

Orlando Marques de Paiva, Gabriel S. T. Carvalho, Lineu Prestes, Jorge Americano, Antonio de Almeida Prado, Luciano Gualberto, Lucio Martins Rodrigues, José Melo Moraes, Domingos Alves Rubião Meira, Reinaldo Porchat e Ernesto Moraes Leme

Candidato à vice-presidência

Em 1950, Alípio Correia Neto se candidatou ao cargo na época em que ele ainda era escolhido por votos. Na ocasião, o eleito foi Café Filho.

Ministros da Educação

Dois ex-reitores da USP já ocuparam o cargo: Luis Antonio da Gama e Silva (em abril de 1964), interinamente após o Golpe Militar e José Goldemberg (agosto de 1991 a agosto de 1992), durante o governo Collor.

O mentor do AI-5

Luís Antonio da Gama e Silva, então Ministro da Justiça do governo Costa e Silva e reitor da USP, foi o principal redator do Ato Institucional número 5, que decretou recesso do Congresso Nacional e tirou direitos políticos dos cidadãos brasileiros. Foi também Gama e Silva quem anunciou, em rede nacional, a instituição do AI-5.

Carreira Política

Lineu Prestes foi um dos reitores mais bem sucedidos na carreira política. Além de ter assumido a prefeitura de São Paulo durante quase um ano, entre os anos de 1950 e 1951, foi também senador entre 1957 e 1958, quando faleceu.

Imortal

Apenas um reitor da USP já foi membro da Academia Brasileira de Letras: Miguel Reale, que ocupou a cadeira de número 14 por três décadas. Já na Academia Paulista de Letras, foram cinco os reitores a fazer parte: Ernesto Moraes Leme, Reinaldo Porchat, Rubião Meira e Luciano Gualberto, além do próprio Reale.

O Homem das Leis

Miguel Reale, em 1969, foi nomeado pelo presidente Costa e Silva para rever a Constituição de 1967. Algumas décadas depois, no período democrático, foi Fernando Henrique Cardoso quem escolheu Reale, dessa vez para supervisionar a comissão que redigiria o novo Código Civil.

Renunciou

O primeiro reitor a renunciar ao cargo foi José Melo Morais, em 1955, após discordar de atitudes do novo governador, Jânio Quadros. Já Roberto Leal Lobo e Silva filho renunciou, em 1993, após não suportar os bloqueios e pressões sofridos durante o período de sua sucessão.

Amigo de Euclides

O primeiro reitor, Reinaldo Porchat, era amigo pessoal do famoso escritor Euclides da Cunha, autor de Os Sertões. Reinaldo, inclusive, recebeu diversas cartas de Euclides, que o considerava uma espécie de confidente.

Aposentado pelo Regime

Hélio Lourenço de Oliveira, vice-reitor de Gama e Silva e em exercício desde que este assumiu o cargo de Ministro da Justiça, foi um dos professores aposentados compulsoriamente pelo Governo Militar em 1969. Hélio havia protestado contra a aposentadoria de outros membros da Universidade, dias antes.

24 professores ocuparam a cadeira de reitor da USP

grafico