Campeonato de badminton na USP atrai diferentes gerações

I Torneio FEBASP 2010, disputado na USP, reuniu antigos e novos alunos

O centro de práticas esportivas da USP recebeu nos dias 27 e 28 de fevereiro o campeonato paulista de badminton. Apesar da chuva forte a competição atraiu muitos participantes, entre alunos, funcionários e professores da USP. Dentre os competidores estavam o atual campeão Pan-Americano Junior de simples na categoria sub-19, Thomás Moretti, que acaba de ingressar na Faculdade de Direito do largo São Francisco e o Presidente da Federação de Badminton do Estado de São Paulo, Manoel Gori, ex-aluno do IME–USP.

Os competidores são de gerações totalmente distintas. Manoel iniciou sua prática no próprio CEPEUSP, em 1990 e conta que a situação do esporte no Brasil mudou desde lá: “Quando comecei, as pessoas diziam: Você joga bad… o quê? Hoje a situação mudou um pouco, as pessoas já associam o nome Badminton ao esporte de raquete com peteca”. Para Manoel essa mudança se deve aos bons resultados do esporte, como o bronze no Pan-Americano de 2007. Um exemplo das conquistas recentes é o próprio Thomas Moretti. Em 2009, ano em que foi campeão Pan-Americano Junior, Thomás venceu também a etapa do campeonato brasileiro realizada em Blumenau, além do campeonato regional do sudeste. O título no pan lhe rendeu ainda uma vaga no mundial junior de badminton, realizado na Malásia.

Outro fator contribuinte para o sucesso do badminton apontado pelos entrevistados é sua crescente expansão. O Presidente da Federação diz que o esporte surgiu nos clubes mas que hoje já existem espaços públicos para a prática o que tem facilitado o alcance popular da modalidade. Para Manoel a USP tem potencial para colaborar para o esporte devido seu grande espaço para a prática do badminton. Nos últimos anos a universidade tem recebido etapas dos Jogos Universitários Paulistanos, além de festivais somente com alunos do campus. Segundo ele a realização da etapa estadual e os torneios universitários contribuem significativamente para o desenvolvimento da modalidade não somente entre os alunos, mas também colocam a universidade como referência na modalidade em todo o estado de São Paulo.

Para Thomás Moretti um bom incentivo dentro da universidade seria incluir o badminton nas competições entre as atléticas da USP que assim passariam a treinar e a procurar atletas interessados no esporte. O aluno propõe ainda uma maior apresentação do esporte nas faculdades de educação física, ou seja, a formação de mais profissionais de educação física aptos a ensinar o badminton nas escolas e em projetos de incentivo ao esporte. Ele aponta a medida como essencial para uma maior difusão e alcance popular do esporte no Brasil, já que atualmente os grandes pólos atingem somente as regiões sudeste e sul do país.

Errata
O nome da Federação de Badminton do Estado de São Paulo foi escrito de forma incorreta na edição impressa do Jornal do Campus. O texto da edição online já está corrigido.