Poli mantém hegemonia no basquete

Após vencer Copa USP e Jogos da Liga, equipe bateu Seleção na Copa dos Campeões

Faculdade derrotou Seleção da USP na prorrogação (foto: Edgar Lepri)
Faculdade derrotou Seleção da USP na prorrogação (foto: Edgar Lepri)

Com uma virada emocionante, o time de basquete masculino da Poli conquistou a Copa dos Campeões sobre a Seleção da USP. A equipe, que em 2009 já havia vencido a Copa USP e os Jogos da Liga, esteve a maior parte do tempo atrás no placar, mas conseguiu levar o jogo para a prorrogação e vencer por 86 a 82.
No intervalo, a Seleção vencia por 36 a 28. “Nosso técnico mandou parar de jogar igual treino”, brinca ao final do jogo o pivô Adrian Covi, cestinha da Poli com 23 pontos. No 3º quarto, a Poli chegou a empatar, mas depois viu a diferença chegar a 15 pontos.

Nem as oito cestas de três e os 31 pontos do ala Gabriel de Andrade, da Seleção, foram suficientes para que a equipe segurasse a vantagem. A 1min19 do final, a Poli passou à frente no marcador pela primeira vez, com o placar de 70 a 69, e venceu após o empate por 74 a 74.

“Todos do time são muito amigos, nossa convivência não é só dos treinos. Na hora de se superar, essa união é importante”, afirma Covi, autor da única enterrada da partida, a menos de três minutos do final do último período. “Também é um lance que levanta o time e ajuda na virada de um jogo”, explica descontraído, enquanto outros da equipe aproveitavam o clima de vitória e afirmavam que a camisa amarela (da Poli) era o verdadeiro uniforme da seleção.

Já no feminino, a ECA venceu a EEFE por 43 a 42, em um jogo também bastante acirrado. Daniela Bernardi, um dos destaques do time campeão, afirma que o ingresso de novas atletas fortaleceu a equipe e o banco de reservas, aliviando a pressão e o cansaço das jogadoras antigas. “Além disso, a raça do time foi o principal fator para ganharmos”, afirma. Para a atleta, a vitória teve um gosto de revanche, já que na Copa USP 2009 a ECA foi eliminada pela EEFE logo na primeira fase.

Outras modalidades

No handebol masculino, a Medicina venceu o IME com um placar apertado de 24 a 22. Segundo Saul Almeida, jogador da Med, o preparo físico e tático foi decisivo para a vitória. “Estamos treinando para esse jogo três vezes por semana desde janeiro, já que sabíamos que a equipe do IME é muito forte”, diz o aluno do 5º ano.

A EEFE marcou 21 a 19 contra a FEA e levou no handebol feminino. Júlia Albino atribui a vitória à união do grupo e, sobretudo, à participação de três jogadoras – Celis Santos, Flávia Antunes e Tatiana Freire – que estão no último ano e, portanto, saindo da equipe. “Elas fizeram muito pelo handebol da EEFE e da USP”, conta.

No futebol de campo, a EEFE, campeã da Copa USP, superou a Poli por 2 a 0 e ficou com o título, encerrando a Copa dos Campeões 2010.