Poli garante última vaga na semifinal da Copa USP

Escola bateu FAU no basquete feminino na última rodada. EEFE e FEA são os outros destaques na fase decisiva da competição
Poli (amarelo) teve bom desempenho nos lances livres, decisivos para a vitória (foto: Edgar Lepri)

A Copa USP chega à fase decisiva e a segunda metade de junho terá as semifinais da série Azul e Laranja. Na última rodada da fase de grupos, a Poli eliminou a FAU no basquete feminino e se classificou para enfrentar a EEFE, atual campeã da competição. A ECA, campeã da Copa dos Campeões neste ano, enfrenta o IME na outra semifinal.

A FAU precisava da vitória para se classificar e começou melhor na partida. Porém, ainda no primeiro quarto, a Poli tomou a frente e liderou com tranquilidade o restante do jogo. Apenas no último quarto a FAU diminuiu a diferença e chegou a ter chances de vencer, mas a Poli levou a melhor com 41 a 35.

“Acho que o principal é que a gente consegue movimentar a bola por todas as jogadoras antes de finalizar e a nossa defesa foi forte”, diz Renata Deluca, um dos destaques da equipe vencedora. Renata afirma que a Poli deve jogar da mesma forma na semifinal contra a atual campeã. “Independente de quem seja, a gente tem que ir com o mesmo objetivo, forte pra cima delas”.

Favoritos

Principal força na fase decisiva, a EEFE está na semifinal em todas as modalidades. O vôlei masculino, único que não disputa a série Azul, só precisa de uma vitória sobre o Direito para garantir o acesso, já que em todas as modalidades da série duas equipes caem e são substituídas por duas da série Laranja no ano seguinte. Além disso, apenas no basquete feminino a EEFE não se classificou em 1ª do grupo.

O futebol é a maior aposta da faculdade. No futsal masculino, a equipe defende o título e pode reencontrar a FEA na decisão. No início do ano, as faculdades se enfrentaram na Copa dos Campeões em partida marcada por confusão e expulsões. O título ficou com a EEFE. No futsal feminino, a briga é pelo tetracampeonato seguido. Porém, na fase de grupos a faculdade foi surpreendida pela Farmácia, por 2 a 1, quando já estava classificada. Já no futebol de campo, a EEFE parece não encontrar adversários à altura. Na fase de classificação, foram duas goleadas (12 a 0 contra o Direito e 8 a 2 contra a EACH) e uma vitória apertada (3 a 2 sobre o IME).

A Poli marca presença em seis semifinais e busca o bicampeonato no basquete masculino e no vôlei feminino. Em todas as modalidades da Copa USP, a única que não poderá ter o mesmo campeão de 2009 é o vôlei masculino. A Poli, que defendia o título, venceu apenas uma partida e foi eliminada ainda na fase de classificação.

A equipe de maior destaque da Escola é a de basquete masculino. A Poli busca o terceiro título seguido e conquistou vitórias tranquilas na primeira fase – 65 a 30 contra FFLCH, 68 a 44 sobre a Geologia e ainda um WO diante da Odonto. Outra equipe a se classificar de maneira invicta foi a do handebol masculino. Para alcançar a decisão a Poli terá de passar pelo atual campeão na semifinal, o IME.

Da mesma forma que a Poli, a FEA chegou à semifinal em seis modalidades. A única equipe que está na série Laranja, o basquete masculino, também está na fase decisiva. Com isso, a FEA pode disputar a série Azul em todas as modalidades em 2011.

O handebol feminino é o único que pode trazer o segundo título da Copa USP seguido à faculdade. Para isso, terá de passar pela invicta Poli na semifinal. Outra pedra no caminho da FEA é a EEFE, que busca vaga na decisão contra a FFLCH. As faculdades já se enfrentaram duas vezes no ano. Na Copa dos Campeões e nos grupos da Copa USP a vitória ficou com a EEFE.

Copa do Mundo

Em função da partida entre Brasil e Costa do Marfim no domingo, dia 20, às 15h30, o Cepeusp será fechado às 14 horas. Com isso, a Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP) informou que as últimas semifinais deverão ser marcadas até meio-dia do domingo.

Decisões na Copa USP

EEFE x FEA
ECA x Bio
(final*)
*A modalidade não possui semifinal.