Corso é proibido em São Carlos ano que vem

O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, anunciou a proibição da realização do Corso, trio elétrico seguido por jovens durante a Taça Universitária de São Carlos (Tusca), nos espaços públicos da cidade. A decisão da Prefeitura está diretamente ligada às fatalidades das últimas duas edições do torneio e ao excessivo consumo de álcool.

Este ano, o aluno de Araraquara, Bruno Cristiano de Oliveira, de 23 anos, morreu ao ser atropelado por um caminhão que vendia cerveja e acompanhava o Corso. Em 2010, durante a 31ª edição da Tusca, Ricardo Mitsuo Iwahashi, estudante de engenharia da Poli-USP, foi encontrado morto em um córrego da cidade.

Medidas de segurança

De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura de São Carlos, Rogério Gianlorenzo, há em aberto um inquérito policial para detalhada investigação do caso ocorrido em setembro deste ano. Ele ainda informou que “tudo o que deveria ser feito por parte da Prefeitura, em relação à segurança, foi cumprido”. Neste ano, o percurso do Corso havia sido mudado com propósito de aumentar medidas de segurança. Recentemente, em nota da Prefeitura, além de lamentar os incidentes, foi destacado que “apesar dos organizadores terem cumprido as exigências e a legislação que disciplinam eventos deste porte, isso não foi suficiente para evitar os problemas registrados, particularmente os que envolveram o uso abusivo de bebidas alcoólicas”

Organizada pelas atléticas da USP (campus de São Carlos) e UFSCar, a Tusca é uma das mais tradicionais disputas universitárias do Brasil, chegando a reunir mais de 30 mil participantes. As mudanças nos últimos anos em relação à segurança e à organização afetaram a visão de alunos que participam dos quatro dias de evento, bem como da população de São Carlos. “Preocupação foi o que eu senti quando soube da notícia, tinha muitos amigos participando da festa. Após saber realmente o que houve, a maioria dos estudantes que eu conheço concorda que a culpa não foi da organização da festa, o que realmente pode evitar acidentes como esse é mais consciência na hora de curtir a festa”, declarou ao JC Caiuã Melo, estudante de Engenharia Física da USFCar.