Campeonato busca incentivar canoagem na USP

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) receberá o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade. O evento ocorrerá do dia 12 até 15 de dezembro na Raia Olímpica e reunirá mais de 400 competidores, segundo o Cepe. Serão disputadas cerca de 200 provas, com participantes de todas as idades – as categorias vão desde infantil até sênior. Além disso, a paracanoagem também terá espaço no evento.

Carlos Bezerra de Albuquerque, diretor do Cepeusp, conta que “o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade está no escopo do programa ‘A USP nos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos 2016 – Programa de Incentivo e Suporte Técnico-Esportivo’”. O projeto tem como objetivo incentivar a participação da Universidade nos Jogos que serão realizadas no Rio de Janeiro. Deste modo, para Bezerra, o programa serve como “um suporte ao esporte de canoagem”. Além disso, o fato de realizar o Campeonato na Raia Olímpica do Cepe traz uma aproximação dos universitários que podem se tornar futuros competidores.

Bezerra também afirma que “a USP foi o grande celeiro do esporte de canoagem para o Brasil”. Segundo ele, hoje o incentivo continua através do curso aberto à comunidade universitária. As aulas têm como função criar canoístas, despertar o interesse pelo esporte, para posteriormente estes buscarem a profissionalização, através dos clubes. “Nós criamos remadores e canoístas. A partir disso, eles procuram clubes profissionais, presentes na Raia Olímpica, para assim desenvolverem suas carreiras de maneira mais competitiva”, conta.

Atraso e mudança de data

Inicialmente marcado para o final de novembro, o Campeonato teve que ser adiado perto do período de realização. As datas dos treinamentos também foram alteradas. Eles agora ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro.

O Cepeusp organiza o evento com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Segundo Bezerra, o motivo da mudança de data foi um atraso na passagem de recursos pelo patrocinador. “O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que patrocina a canoagem brasileira, não conseguiu dar o aporte em tempo suficiente para que a competição acontecesse na data que estava prevista. Então,   o torneio teve que ser adiado”, afirma. De acordo com o diretor do Cepeusp, “não há nenhum prejuízo para o evento com a alteração da data”.