Falhas técnicas e filas da SPTrans prejudicam acesso de estudantes ao subsídio da passagem

 

Fila de atendimento da SPTrans dobra a esquina no posto da Praça da Sé
Fila de atendimento da SPTrans dobra a esquina no posto da Praça da Sé

As aulas já começaram e os usuários do Bilhete Único Estudante ainda encontram dificuldades para validar e recarregar seus cartões. Diante de uma nova modalidade de cartão, o Bilhete Único Mensal, e dos constantes problemas no sistema de dados da São Paulo Transporte (SPTrans), muitos dos usuários, até agora, não conseguem desfrutar desse benefício e são obrigados a pagar as tarifas cheias diariamente.

Lançado em maio de 2004, o Bilhete Único permite que o passageiro faça até quatro viagens de ônibus pelo valor de uma única passagem (atualmente, R$3) dentro do período de três horas.

Quando há integração entre ônibus e metrô/CPTM dentro do período de duas horas, o usuário paga um total de R$4,65. Para os estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas e privadas reconhecidas, o desconto proporcionado é de até 50% no pagamento das tarifas do transporte coletivo metropolitano. Quando o assunto é Bilhete Mensal, os usuários se veem em meio a um emaranhado de informações. Existe muita incerteza quanto às vantagens desse tipo de bilhete e de como proceder para obtê-lo. Cerca de 90% dos entrevistados afirmam não ter entendido como funciona o Bilhete Mensal e, assim, não conseguem dizer se o novo benefício é mais adequado às suas necessidades que o outro tipo de benefício. E, em meio a tantas filas e falhas técnicas apresentadas pela SPTrans, as pessoas que pretendem apenas revalidar bilhetes ou inserir novas cotas enfrentam uma série de obstáculos tanto nas unidades quanto no site da empresa.

Desencontros e falhas

Lucas Arão de Souza, estudante do Ensino Médio da EE Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, localizada na Pompeia, relata que teve problemas com o recadastramento anual do seu Bilhete Único Estudante. Ele conta que, ao consultar seu cadastro no site da SPTrans, viu que seus dados lá não constavam. Ao procurar a secretaria de sua escola, a mesma informou que já havia enviado os dados à empresa. Em busca de soluções para o seu problema, dirigiu-se à unidade da SPTrans localizada na Lapa. Nesse dia, após permanecer cerca de uma hora na fila, foi informado no guichê de que estavam com o sistema fora do ar e que seria necessário voltar um outro dia para verificar o que estava acontecendo. Como seu problema não foi solucionado até então, o estudante se vê obrigado a pagar as tarifas integrais para ir à escola. Lucas ainda revela que, lá, muitos dos alunos enfrentam as mais variadas situações quanto aos seus bilhetes. “Muita gente da escola não consegue colocar a cota de estudante mesmo com seus bilhetes recadastrados. Eles têm usado o valor normal desde que as aulas começaram, em janeiro”, explica.

Nos postos de atendimento da SPTrans, as filas ainda persistem. O site, muitas vezes, encontra-se indisponível para determinadas operações. Nos postos da XV de Novembro, que é o central da empresa, e da Praça da Sé, por exemplo, algumas pessoas, ao serem questionadas, afirmam buscar mais informações diretamente no guichê, pois, pela internet, não conseguem elucidar suas dúvidas. Outros já demonstram ter conhecimento dos serviços oferecidos, os quais são encontrados no próprio site da SPTrans, porém precisam passar pelo atendimento para concretizar suas operações. Os cidadãos ali presentes buscam os mais variados serviços: pagamento de cotas, validação de cartão, desbloqueio de saldo, entre outros.

De acordo com os relatos, os funcionários que auxiliam na formação das filas não sabem informar detalhes sobre que documentos levar e o que fazer previamente ao atendimento na unidade, e que é necessário enfrentar as filas para receber explicações e orientações no guichê.

Durante os últimos meses, funcionários da SPTrans, da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo) e da UNE (União Nacional dos Estudantes) visitaram instituições de ensino como universidades e escolas estaduais e promoveram treinamentos sobre os procedimentos a serem adotados em virtude da implantação do novo Bilhete Único. Esclareceram algumas dúvidas, muitas das quais respondidas por meio de mensagens eletrônicas, mas ainda há muita insegurança dos usuários a respeito da gestão eletrônica do bilhete.

“Eu pensei em trocar para o mensal mas tive tantos problemas com a renovação do bilhete de estudante: falhas no site, erros da escola na hora de enviar as informações. Agora só quero renovar o bilhete de estudante antigo para poder utilizá-lo em abril”, diz a estudante Gabriela Malta, da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da USP.
De acordo com a assessoria da SPTrans, um grande entrave é que vários são os estudantes que confundem o cadastramento para obter um novo Bilhete Único com o processo de solicitação do benefício do Passe Escolar. Outros equívocos frequentes são: o cadastramento para obter o novo Bilhete Único sem a instituição de ensino já ter enviado o arquivo eletrônico contendo os dados de matrícula; o estudante estar com informações divergentes no cadastro que o impedem de solicitar o benefício; e casos de cadastro em duplicidade – documento de identidade com erro no estado emissor.

Quanto às reclamações de estudantes que não estavam conseguindo carregar a cota mensal mesmo já tendo pago a taxa de renovação, a resposta da SPTrans é de que isto é caso de cartão não ativado. Ao receber o cartão na escola, a primeira providência é acessar o cadastro no endereço www.bilheteunico.sptrans.com.br e ativar o cartão. No menu de opções, no lado esquerdo da tela, deve-se clicar na opção “Meus cartões” e depois em “Ativar”. Em seguida, se desejar a cota na política mensal, deve-se fazer selecionar “Escolher tipo de cota”.

Sobre a dificuldade de acesso ao sistema, a empresa alega que se trata de um problema detectado e resolvido ao longo do mês de fevereiro. “Continuamos monitorando para verificar se há algum tipo de reincidência para tratarmos o mais rápido possível”.
Cartões que apresentam algum tipo de problema no funcionamento devem ser apresentados para análise nos Postos de Atendimento da SPTrans (endereços no site www.sptrans.com.br).

Cadastro dos alunos da USP é regularizado

Quase duas semanas após o prometido, os novos alunos da Universidade já podem usufruir de seu direito ao desconto nas passagens a partir do dia 12 de março. O cadastro dos alunos no site da SPTrans já se encontra atualizado e pronto para o pedido do Bilhete Único Estudante.
Guilherme Leite, aluno ingressante no curso de letras da USP, comenta que, em sua consulta, até então, aparecia a mensagem de que a instituição ainda não havia enviado os dados. Indagada pelos estudantes a respeito do atraso, a Seção de Passe Escolar da Superintendência de Assistência Social (SAS), antigo Coseas, informou que, realmente, o setor da Universidade responsável por esse envio ainda não havia o feito. Já o Departamento de Informática da USP comentou que o problema se devia a mudanças no sistema da SPTrans, que dificultou o envio dos arquivos para a empresa pelos técnicos da Universidade. A assessoria de imprensa da SPTrans afirma que o procedimento de envio dos arquivos eletrônicos contendo os dados de matrícula dos estudantes não sofreu qualquer alteração em virtude da implantação do novo Bilhete Único.

Superado o impasse, os arquivos foram enviados e a carga foi efetuada na madrugada de 12 de março. O cadastro dos alunos já se encontra atualizado e pronto para o pedido do Bilhete Único Estudante.

SPTrans libera cota de estudantes em março

Diante dos problemas que os estudantes estão enfrentando para renovar o benefício, a empresa disponibilizou a todos os usuários que tinham o Bilhete Único Estudante em 2013 a cota de fevereiro e março. Portanto, mesmo quem não conseguiu renovar está apto a carregar o cartão antigo e utilizar sua cota de estudante, desde que a escola tenha enviado a matrícula do aluno para o Sistema da SPTrans. Para utilizar o benefício em abril, no entanto, será necessário renovar o cadastro. O usuário pode optar por continuar com o mesmo cartão do ano passado ou escolher a nova modalidade, o Bilhete Único Mensal.

Saiba como funciona o Bilhete Único Mensal

Proposta feita pelo atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ainda em sua campanha eleitoral, o Bilhete Único Mensal entrou em vigor a partir de 30 de novembro do ano passado. Com ele, é possível fazer viagens ilimitadas de ônibus ou metrô e trens por uma tarifa fixa válida por trinta e um dias seguidos.
O bilhete mensal é um bilhete misto, podendo ser carregado com cotas avulsas, como no sistema antigo, e também com as cotas mensais de uso ilimitado. Ainda, ele pode ser carregado com cotas de estudante ou vale-transporte.

O mesmo cartão pode receber recargas mensais de três tipos: a que vale só para os ônibus (140 reais), só para o transporte sobre trilhos (metrô e trens da CPTM, 140 reais) ou integração, para usar os três meios de transporte (230 reais). Para estudantes o valor mensal é de 70 reais (só ônibus/só trilhos) ou 140 reais (integração). As recargas mensais têm validade de 31 dias, que começam a ser contados no momento da compra. O cartão é nominal e pode ser personalizado com fotos de pontos turísticos da cidade de São Paulo. Para obtê-lo, é necessário se cadastrar no endereço bilheteunico. sptrans.com.br.

De acordo com informações da SPTrans, quem, até 2013, possuía um Bilhete Único Estudante do tipo “só cotas” não precisa fazer a substituição pelo novo Bilhete Único desde que o cartão esteja em boas condições de uso. É só optar pelo reaproveitamento do cartão antigo e emitir e pagar o boleto.
Já aqueles que tinham o Bilhete Único Estudante do tipo “Convênio UMES/UNE” precisam fazer a substituição, pois os cartões deste convênio tiveram o layout alterado para contemplar dispositivos gráficos de segurança acordados com os organizadores da Copa do Mundo da FIFA e com gestores de benefícios da meia-entrada em atividades de esporte, cultura e lazer. O valor da taxa para esse tipo de cartão é de 39 reais. Para a utilização do novo Bilhete Único para o benefício do “Passe Escolar” apenas com o serviço de meia tarifa – desconto nas passagens, sem benefícios de meia entrada – , a taxa de solicitação do serviço é de 15 reais.