Seleções também convivem com pouco investimento

(Foto: Álvaro Logullo Neto)

Álvaro Logullo Neto com Mateus Feitosa

As Seleções da USP sofrem com a redução do incentivo propiciado pela Laausp, o que acarretou na redução dos salários das comissões técnicas e na suspensão do financiamento das inscrições dos times em torneios. Tais barreiras surgem em um contexto de recessão, responsável por fechar portas para entidades, equipes e atletas do campus que buscam na, vivência esportiva, um conhecimento para além das salas de aula.

Criadas para representar a Universidade, as seleções são compostas por alunos de quaisquer unidades do Campus. Uma comissão técnica é providenciada e orientada pela Liga a convocar atletas do maior número de filiadas possíveis, utilizando critérios definidos pela filosofia de trabalho de cada técnico, uma vez que um dos principais objetivos das seleções é trazer retorno para as próprias atléticas. Mila Pamplona, tesoureira da LAAUSP explica o intuito da ação: “Dessa forma, os atletas da seleção são atletas de bom rendimento, que teriam um treino de alto nível a fim de gerar benefícios para o seu próprio time”.

Financeiramente, o projeto que envolve as equipes da Universidade gera muitos custos à Laausp. Com a suspensão da parceria entre a Liga e a Pró-Reitoria de Graduação para o financiamento de competições na faculdade, uma crise atingiu a entidade. Este fato foi o motivador da redução do incentivo por parte da entidade. Buscando solucionar a questão, Mila afirma que “ampliar as fontes de renda da Liga é muito importante: só assim será possível manter as seleções”.  A tesoureira ainda afirma que a intenção era ajudar mais, porém infelizmente, não está sendo possível, atualmente.

Apesar do atual momento das seleções universitárias ser conturbado, isso nem sempre foi assim. De acordo com Pedro Brigide, Diretor Geral de Esportes (DGE) da gestão vigente da atlética POLI-USP, o cenário já foi mais propício para prática de esportes. “ Há alguns anos, quando as seleções surgiram, o Cepe contribuía com as seleções financeiramente, portanto o nível de qualidade era maior”. O que se observa hoje hoje é uma desassociação entre a unidade e as atividades das seleções.

Diante disso, as equipes buscam soluções para permanecerem ativas. Davi Souto, atleta da seleção de vôlei, conta que o time está realizando seus treinos na quadra da instituto de odontologia devido a falta de reservas no Cepe”. Começamos antes da luz do centro ser normalizada após problemas elétricos em outubro do ano passado. Desde então, permanecemos lá treinando toda segunda feira”.

Apesar da grande incerteza que gira em torno do futuro da prática de esportes por parte das seleções, a diretoria da Laausp tem expectativas de melhora”. A gestão atual espera conseguir solucionar todos os problemas financeiros para que no futuro se possa apoiar com mais conforto tanto as seleções quanto as atléticas”.