Os Inumeráveis da USP (Edição 511)

 

por Gabriela Caputo e Marina Reis

Arte: Mariana Catacci

 

Meses adentro da pandemia do novo coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o Jornal do Campus entrou em contato com todas as unidades da USP em busca de homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram, em decorrência da Covid-19 ou por outras complicações.

Gabriel Romero de La Cruz †

Segundo Leonardo Rezende, da Assistência de Comunicação da FEA-RP, Gabriel faleceu na tarde de 22 de maio. Mais conhecido como “Peru” (era natural de Lima, capital do país), chegou em 2017 à faculdade por meio do programa PEC-G e era aluno de Administração. Residente no Paraguai, sua família não pôde vir a Ribeirão Preto devido às medidas restritivas impostas pelo país vizinho, que fechou suas fronteiras com o Brasil em razão da pandemia da Covid-19.

Era um aluno muito participativo. Foi membro do Centro Acadêmico, Representante Discente, membro do USP Recicla FEA-RP e foi um dos fundadores da Gaming Club, na qual desenvolveu diversos projetos e contribuiu muito para a entidade e para a USP. Teve participação ativa na II Sefea, coordenando os trabalhos do Desafio Ambev.

“Toda a faculdade lamentou a perda. Eu tenho um grande carinho por ele. No momento de seu ingresso na FEA-RP, eu era um dos responsáveis pelos trâmites de matrícula de alunos estrangeiros. Desde então, sempre conversávamos no corredor. Era um excelente garoto e sempre lembraremos dele de forma muito positiva”, lamenta Leonardo.

Roberto Aureliano Salmeron †

Homenageado em uma página especial do site da Escola Politécnica da USP, Roberto Salmeron foi professor muito importante para o desenvolvimento da ciência no país. Seguiu seus estudos na área da física, mas manteve a ligação com a Poli, dando início à internacionalização da Escola. Detalhes acerca da trajetória do professor podem ser conferidos no portal.

Eitaro Yamane

Ingressante na Escola Politécnica da USP em 1957, o professor Eitaro Yamane se formou engenheiro mecânico em 1961, tornando-se livre-docente em 1973. Reconhecido por colegas e alunos por sua grande capacidade didática, dedicação ao ensino da Engenharia e rigor avaliativo, estava afastado das atividades acadêmicas desde 2019 em razão de um tratamento quimioterápico, mas pretendia retornar em breve.

“O Professor Eitaro Yamane foi, ao longo de mais de cinco décadas de exemplar dedicação à Escola Politécnica, uma referência de engajamento institucional e um modelo de devoção ao ensino de Engenharia. Sua morte, ocorrida no dia 17 de agosto de 2020, foi repentina e deixa um sentimento de tristeza em todos nós que o admirávamos”, manifestaram-se Jurandir Itizo Yanagihara e Silvio de Oliveira Junior em memorando da Poli-USP.

Carlos Lloret Ramos †

Carlos Lloret era engenheiro civil, professor da Poli e engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee) desde 1977. Segundo a nota de falecimento divulgada no site da Poli: “Era considerado um dos maiores especialistas na área de transporte de sedimentos e morfologia fluvial do país. Um excelente companheiro, uma figura humana adorável e humilde que vai fazer muita falta a todos nós.”

Marcelo Denny †

Professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA há 18 anos, Marcelo Denny era também diretor teatral, cenógrafo, artista plástico e pesquisador, destacando-se pela atuação conjunta na produção artística e no trabalho acadêmico. 

Em nota de falecimento divulgada pela ECA, o professor Ferdinando Martins deixou sua homenagem: “Denny deixa um legado e muitos admiradores, especialmente de gerações mais jovens. Como poucos, manteve-se atento às mudanças na contemporaneidade e soube transmiti-la para alunos e artistas iniciantes. Expressou o que há de melhor na Universidade: a busca pelo conhecimento aliada a uma ética pessoal e a vontade de ensinar.”

Arlindo Machado †

Foi professor, pesquisador, crítico e curador de arte, atuando na ECA e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

“Arlindo, um pensador antenado com seu tempo. Generoso como colega, sempre disposto a compartilhar seu conhecimento e a discutir os avanços tecnológicos revisando e atualizando conceitos”, homenageia em depoimento a professora Maria Dora Mourão, do departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA.

Mais homenagens a Arlindo Machado, bem como sua trajetória profissional, podem ser conferidos no site da ECA e em reportagem do Jornal da USP.

Valdir Baptista †

Foi jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica, doutor em Saúde Pública e pós-doutorando pela ECA-USP, além de coordenador do Curso de Rádio e Televisão e de Cinema da Universidade Anhembi-Morumbi e professor da Fiam, do Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) e da USP, onde estava lecionando a disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo.

De acordo com a homenagem divulgada no site do departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA, “Valdir Baptista foi um lutador pelas causas sociais e pelo cinema brasileiro”.

Luiz Antônio Russo †

Luiz Antônio Russo, cirurgião-dentista, atuou no Hospital das Clínicas da FMUSP por mais de 30 anos, dividindo-se entre o Instituto Central e a Odontologia do Instituto de Psiquiatria, onde foi plantonista por 15 anos. “Tivemos a oportunidade de conviver com uma pessoa culta e afetuosa, sempre gentil com todos”, expressou a Equipe Odontológica do IPq.

“Dono do sorriso mais contagiante. Exercia sua profissão com muito amor e maestria. Sempre disposto a ajudar o próximo. Um pai e um marido sem igual. Uma perda irreparável.” descreve a filha de Flávia Russo.

O JC também homenageia:

Jeton Neves †

Funcionário do campus Bauru. 

Idalina Vani Ferreira †

Funcionária aposentada da FORP.

Fernando Schiavetto †

Ex-funcionário da FORP (estava trabalhando na IFSC-USP).

Joana D´Arc Leandro †

Funcionária aposentada da FORP.

Amadeu Rodrigues da Silva Junior †

Professor Associado Aposentado da FORP.

Tomio Nonaka †

Professor Doutor Aposentado da FORP.

Está faltando alguém?

Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC.

Não obtivemos resposta de ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE [EEFE], ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO [EEFERP], ESCOLA DE ENFERMAGEM [EE], ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO [EERP], ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA [EEL], ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS [EESC], ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” [Esalq], FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO [FAU], FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS [FCF], FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO [FCFRP], FACULDADE DE DIREITO [FD], FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO [FDRP], FACULDADE DE EDUCAÇÃO [FE], FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO [FFCLRP], FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS [FFLCH], FACULDADE DE MEDICINA [FM], FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO [FMRP], FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA [FMVZ], FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU [FOB], FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA [FSP], FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS [FZEA] – Campus de Pirassununga, INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SÃO CARLOS [IAU], INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS [IB], INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS [ICB], INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E COMPUTAÇÃO [ICMC], INSTITUTO DE FÍSICA [IF], INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS [IFSC], INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS [IGc], INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA [IME], INSTITUTO DE QUÍMICA [IQ], INSTITUTO OCEANOGRÁFICO [IO], CENTRO DE BIOLOGIA MARINHA [Cebimar], CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA [CENA], INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS Polo Ribeirão Preto [IEA-RP], INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS [IEB], HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP [HCFMUSP], HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO [HCFMRP], HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS [HRAC] – Centrinho, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO [HU], MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA [MAE], MUSEU PAULISTA [MP], FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR [FUVEST], AGÊNCIA USP DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NACIONAL E INTERNACIONAL, AGÊNCIA USP DE INOVAÇÃO [Auspin], CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL [CDCC], CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE [CEM], CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA [CEUMA], CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS da USP [CEPEUSP], NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA [NEV], SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS [SIBi], PREFEITURA DO CAMPUS DA CAPITAL [PUSP-C], PREFEITURA DO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO [PUSP-RP], PREFEITURA DO CAMPUS DE SÃO CARLOS [PUSP-SC].