Estudantes e patrimônio das faculdades são alvos

Poli e ECA já tiveram equipamentos roubados

Depois do assalto de equipamentos estimados em R$ 100 mil ao Departamento de Artes Plásticas da ECA (Escola de Comunicações e Artes) , em Abril de 2009, ocorreu novamente no último dia 13 um roubo de computadores, impressoras, e câmeras, entre outros, na Escola Politécnica.

Os membros da Guarda Universitária (GU) que acudiram ao local foram rendidos e ameaçados pelos assaltantes. O diretor da Poli não tem uma estimativa de valores do prejuízo, mas diz que cerca de metade dos equipamentos foi recuperada na ação da Polícia Militar do dia 14 de setembro.

Nesta data, a PM reteve um dos envolvidos no crime ao encontrar alguns dos itens roubados em sua casa, no bairro do Jardim São Remo. Também foi localizado um Honda Fit levado de um estudante da universidade na ocasião do roubo.

Um membro da GU que preferiu não se identificar afirma que nesses casos a ação da Guarda se restringe a passar informações para a Polícia e acompanhar a ação dos criminosos. “Do contrário, os vigilantes correriam risco de vida,” diz.

Em certos horários e locais, segundo ele, é perigoso até para a própria Guarda fazer rondas, principalmente no portão de acesso à favela São Remo. “Os criminosos atiram pedras e outros objetos tentando nos dispersar, além de apontar armas para nós”.

Segundo outro vigilante, assim como aconteceu no caso da Poli, é normal que até a chegada da PM os criminosos já tenham escapado.

Leia também: no Stoa, relato de um aluno vítima de violência no campus.

Estudantes passam por lugares desertos, mal iluminados e sem presença de vigilância para retornar às suas casas após o término das aulas do período noturno (foto: Yuri Gonzaga)