Movimento comercial cai 93% durante jogo do Brasil

Nem sempre o comércio é beneficiado durante a Copa do Mundo. O movimento das lojas diminuiu 93,11% durante o primeiro jogo do Brasil na copa de 2006, comparado com o mesmo dia da semana anterior. O economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, aferiu isso com base no número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito, feitas pelos comerciantes nas vendas a crédito. “O número de consultas durante os jogos é praticamente nulo”, diz Solimeo.

O motivo é simples: “As pessoas param o que estão fazendo para assistir ao jogo, o que diminui o movimento no comércio. São mais prejudicados aqueles setores de apelo imediato na hora da compra, como a venda de CDs e livros”, explica o economista.

Em compensação, aumentam as vendas de artigos esportivos, bandeiras, televisores e alguns produtos do setor de alimentos, como cerveja. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) espera um aumento de vendas de até 35% apenas para o setor de artigos esportivos. No ramo de eletroeletrônicos, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) prevê para este ano um aumento de 19,6% nas vendas de televisores (11,5 milhões de unidades) em relação ao ano passado.

A expectativa é ainda maior com as cervejas. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), nos 30 dias da competição na África do Sul, entre 11 de junho e 11 de julho, é esperado que o consumo de cerveja no mínimo dobre em todo o país, chegando a 600 milhões de litros.

Quem explica isso é Marcos Cortez Campomar, professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA): “Só vai vender as coisas que a pessoa precisa. Vai vender mais carro no Brasil por causa da Copa do Mundo? Não”.

Questão de Marketing

O professor ressalva que é importante para as empresas associar suas marcas ao evento: “Todo mundo que gostar de esporte, quando vir alguma propaganda relacionada a futebol [durante a Copa], vai dar uma olhada nela”.

Ainda sobre marketing, Campomar e Solimeo destacam que o desempenho do comércio também depende diretamente da atuação da seleção brasileira. “Em termos de marketing, quanto antes sair o país da Copa, maiores são as perdas”, comenta Campomar.
As vendas em época de Copa do Mundo (infográfico: Clara Velasco/ilustrações: Hugo Neto)