Atlética da Med tem privilégio de clube exclusivo

Complexo esportivo foi cedido pela USP e não atende alunos de outros cursos da mesma região
Foto: Leonardo Milano

Os uspianos que estudam no Campus Butantã estão acostumados com uma regalia que poucos possuem: dispor de um clube esportivo com infraestrutura robusta, o CEPEUSP, bem próximo à sua faculdade. Entretanto, algumas unidades que têm seus cursos sediados no bairro de Pinheiros não têm a mesma sorte. Isso porque não podem usar o complexo esportivo instalado próximo a seu instituto, pertencente ao Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC). É o caso da Faculdade de Saúde Pública e da Escola de Enfermagem, impedidas de utilizar gratuitamente o clube sediado na Faculdade de Medicina.
O terreno possui aproximadamente 35 mil m² e conta com ginásios (entre eles o conhecido Caveirão), campo de futebol, quadra de tênis, piscina e pista de atletismo, entre outras instalações. Esse é o Clube da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC). O espaço foi cedido pela universidade ao CAOC em 1957 e sua administração repassada para a Atlética.
Através de um contrato de comodato – cessão de algo insubstituível que deve ser retornado – o CAOC terá direito sobre a administração do clube até 2036.
O imóvel é extremamente útil aos alunos da Medicina, que dispõem de um espaço sob sua custódia para praticar esportes bem próximo de onde estudam. Entretanto, os estudantes de alguns outros institutos uspianos, também sediados no bairro de Pinheiros, têm de ir até o CEPEUSP para conseguir treinar.

Foto: Leonardo Milano

“De fato, nós não podemos utilizar o espaço da atlética da medicina. Os estudantes da Escola de Enfermagem, assim como de outros cursos do Quadrilátero da Saúde, têm que usar o CEPEUSP para fazer esportes”, revela a diretora geral do Centro Acadêmico XXXI de Outubro, Natália Peccin, que atua como representante dos alunos da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP).
“Esse deslocamento acaba sendo desgastante. É uma demanda histórica dos estudantes da enfermagem e da saúde que o direito ao uso igualitário do espaço da AAAOC seja garantido. E não só isso, que a administração daquele espaço também seja democratizada entre os cursos do Quadrilátero da Saúde”, completa Natália Peccin.
O Quadrilátero da Saúde/Direito é a divisão administrativa da USP que compreende as faculdades na capital que ficam fora do Campus Butantã: Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem e Faculdade de Direito. Os estudantes do Largo do São Francisco, no entanto, ficam no bairro da Sé e possuem seu próprio clube, o Campo do XI.
Para a Saúde Pública e a Enfermagem, contudo, se nem utilizar o terreno gratuitamente lhes é permitido, conseguir administrar o clube é um sonho distante. “A AAAOC sempre se mostrou indisposta em ceder o espaço. Fora os casos de discriminação contra estudantes de outros cursos de saúde por estudantes de medicina e até da própria gestão da atlética”, diz a diretora geral.
A cessão do terreno pela USP ao CAOC se deu por conta da utilidade pública que o espaço, em tese, proporciona. No site da atlética da medicina, consta que “em 4 de dezembro de 1964 a AAAOC obteve o reconhecimento como Entidade de Utilidade Pública, devido ao desenvolvimento de projetos sociais sob a tutoria da diretoria da Atlética e de acadêmicos da Universidade de São Paulo”. Os alunos promovem projetos de reabilitação física voltados aos pacientes do Hospital das Clínicas e para a população de baixa renda, denominados AAAOC do Bem. “Desde o início da graduação os alunos têm a possibilidade de contato e participação nestas ações, ajudando a desenvolver a noção de responsabilidade social, característica fundamental da medicina humanizada ensinada e aplicada pela Faculdade de Medicina da USP”, afirma o site oficial da entidade.
O Jornal do Campus entrou em contato tanto com o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz quanto com a AAAOC, mas não obteve resposta de nenhuma das entidades até o fechamento desta edição. Em caso de resposta posterior, a matéria receberá atualizações em sua versão online no site www.jornaldocampus.usp.br.

Distância do Cepe

afasta atletas A proibição do uso do complexo para os outros alunos do Quadrilátero da Saúde não afeta somente os atletas, mas também todos aqueles que gostariam de poder praticar atividades físicas na universidade.
O presidente da Atlética da Faculdade de Saúde Pública, Victor Ushijima Leone, conta que a Atlética XXXI de Agosto sofre com a necessidade de ir até o Campus Butantã para praticar esportes. “Muitos alunos não treinam pelo fato de ser longe do nosso campus. Muitos praticavam esportes no colégio, porém na faculdade pararam pela distância”

Departamento da Medicina não é bem-vindo

O departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (FOFITO) também não pode utilizar o espaço da AAAOC gratuitamente. Embora não seja um instituto separado, o departamento fica no campus do Butantã e tem atlética e centro acadêmico próprios.
Milene Dalfolo, da atlética do departamento (AAAFOFITO), conta: “Nós não temos acesso livre para usar o AAAOC. Quando o CEPEUSP estava em greve, tentamos utilizar, mas eles cobraram um valor que não conseguíamos pagar. Por sermos um departamento da faculdade, deveríamos ter direito a um espaço lá, mesmo que mínimo”.

Por Leonardo Milano e Matheus Sacramento