Esalq lança concurso de combate ao mosquito

Foto: Marcos Santos USP Imagens

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP em Piracicaba, promove até 31 de agosto o Desafio de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte de um projeto temático anual que, em 2016, pretende conter a proliferação do inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A disputa está dividida nas categorias frases, iniciativas educativas, tecnologia e publicações, e conta com o apoio do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena). Para ganhar, os candidatos terão que dispor de criatividade e originalidade, além de desenvolver projetos que tenham grande impacto social, cultural e ambiental.

“É muito importante para que as pessoas reflitam sobre o tema, tenham ideias inovadoras e as divulguem”, diz a aluna de Engenharia Florestal Yasmin Hess, vencedora da primeira edição do desafio. Hess conquistou o prêmio de melhor fotografia no ano passado, quando o tema era Água, e levou para casa um tablet. Neste ano, competirá na categoria de frases. “Estou confiante”, afirma.

Além de estimular o controle do  Aedes aegypti, o concurso é considerado uma oportunidade para potencializar projetos já desenvolvidos na Esalq e firmá-la como referência na qualidade de vida dos cidadãos. De acordo com a organização, a Escola possui grande relação com o tema proposto, que envolve Ciências Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas. “O objetivo do desafio neste segmento seria dar visibilidade aos trabalhos já existentes e levá-los ao conhecimento público”, diz a assistente organizadora, Carmen Pilotto.

O resultado será definido por uma comissão julgadora composta por docentes, funcionários e alunos do campus, além do Fórum dos Dirigentes de Ensino Superior de Piracicaba e representantes de entidades municipais e estaduais. A premiação, prevista para uma cerimônia oficial entre os dias 10 e 15 de outubro, contará com prêmios como notebook, tablet, smartphone e uma viagem à cidades históricas de Minas Gerais.

Para participar do concurso, não é necessário ter vínculo com a USP. As inscrições de cada categoria são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da instituição: www.esalq.usp.br/desafio-aedes/inscricao.