A Universidade de São Paulo e a fotografia. Esses dois universos se unem na exposição “Registros Fotográficos, Patrimônio e Memória da USP”, instalada desde 25 de outubro deste ano na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. A mostra reúne textos e imagens em painéis e pretende instigar o público a refletir sobre o papel da fotografia como patrimônio cultural da universidade.
O material exposto no CPC foi reunido, originalmente, para a produção do oitavo volume dos Cadernos CPC, que tentam inventariar e divulgar os bens culturais da universidade por meio de enfoques variados. As fotos vieram de acervos de várias unidades da USP e os textos – colocados em forma de epígrafes nos painéis da mostra – são de autoria de especialistas convidados.
As imagens retratam temas variados, que vão desde registros da sociedade brasileira em diversas épocas até seres microscópicos que foram objeto de pesquisa. Elementos humanos, como um grupo de estudantes do século XIX, contrastam com fotos de modernas instalações da universidade. Já os fragmentos dos textos dão unidade aos painéis e abordam a História, o desenvolvimento e os usos da fotografia dentro e fora da USP.
Para a curadora da exposição, Angela Célia Garcia, as fotos revelam fragmentos de memória, capazes de preencher lacunas deixadas por registros históricos. Ela e a diretora do CPC, Maria Lucia Bressan Pinheiro, explicam que o projeto pretende ir além das fotografias que alimentem a imagem de grandiosidade da USP.
A ideia, de acordo com elas, é dar espaço também aos registros do dia-a-dia e das pessoas comuns da universidade. “As pessoas, às vezes, não se dão conta que a nossa documentação, as nossas atividades cotidianas são, do ponto de vista da memória, tão importantes quanto as ‘jóias da coroa’”, explica a diretora.
Cadernos CPC
O livro que deu origem à exposição deve ser publicado pela Edusp até o final deste ano. O projeto surgiu na gestão anterior do CPC, cuja diretora era Ana Lucia Duarte Lanna. Na obra, há textos de nove autores convidados, como Vânia Carneiro de Carvalho (diretora técnica do Museu Paulista) e Johanna Wilhelmina Smit (diretora técnica do Arquivo Geral da USP). Segundo Maria Lucia, os autores debatem o universo da fotografia e dialogam com experiências desenvolvidas na universidade.
O volume conta, também, com um mapeamento das unidades da USP que praticam registros fotográficos. Além disso, o Caderno identifica acervos sob a guarda da universidade provenientes, por exemplo, de doações de coleções particulares, de aquisições de imagens avulsas ou de séries produzidas por docentes ou funcionários.
Registros Fotográficos, Patrimônio e Memória da USP
Onde: rua Major Diogo, 353 – Bela Vista
Quando: de domingo a sexta (exceto feriados), das 10 às 16h – até 25 de abril de 2010
Informações: (11) 3106-3562