Adesão é baixa na primeira semana de greve

Greve/2010Aderiram à greve convocada pelo Sintusp os funcionários da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas), da Antiga Reitoria, do Clube dos Funcionários, do Clube dos Professores, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e da Faculdade de Educação.

Algumas unidades tiveram adesão parcial. No Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), somente o setor de informática parou de funcionar. No Instituto de Geociências, os serviços de graduação, a biblioteca e o museu continuam em operação. Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, o laboratório e outros serviços permanecem funcionando. Já a biblioteca e o setor de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Sociais (FFLCH) cessou suas atividades.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) aderiu à paralisação, mas mantém os serviços internos. Segundo membros do Sindicato, o Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE) optou pela greve, mas continua executando as atividades escolares e os cursos da 3ª idade.

Não houve interrupção dos serviços na Faculdade de Direito, com exceção do restaurante durante o horário de almoço. Na Escola de Enfermagem e na Faculdade de Saúde Pública, também apenas os restaurantes pararam de funcionar. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), por sua vez, não aprovou a greve, embora tenha ocorrido paralisação parcial de suas atividades.

A reportagem do JC averiguou que muitas unidades não interromperam suas atividades, entre elas, a Faculdade de Economia e Administração (FEA), a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), o Centro de Computação Eletrônica (CCE), o Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), o Instituto de Psicologia, a Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, a Faculdade de Odontologia, a Faculdade de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Fofito), o Instituto de Oceanografia, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e o Instituto de Física, o Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG).