5ª Semana de Fotojornalismo discute o papel da imagem na construção de ícones

O vestido de Marilyn Monroe levantado pelo vento do metrô, o beijo no Hotel de Ville, a garotinha correndo nua no Vietnã depois de ser atingida por uma bomba química. Fotos que marcaram época. Ícones. Esse é o tema da 5ª Semana de Fotojornalismo, organizada pela Jornalismo Júnior, que ocorre entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.  Além de palestras e mesas redondas, a semana contará com atividades como um workshop de fotografia e uma saída fotográfica. As discussões sobre o assunto serão realizadas no auditório Ariosto Mila, da FAU-USP Rua do Lago, 876. Apenas o encontro para a saída fotográfica, na quarta feira, será em outro local, o Marco Zero da Cidade de São Paulo.  O evento é público, anual e gratuito.

A discussão da Semana girará em torno da capacidade do fotojornalismo em construir ícones, sendo eles, lugares pessoas ou crenças. “A fotografia não é só registro objetivo de alguma coisa. Quando começamos a explorar esteticamente, ultrapassamos a simples representação do objeto. Garantimos a ele certa aura por meio da fotografia. Ao desconectar aquilo da realidade, temos outro tempo para lidar com o objeto e acabamos, às vezes, mitificando-o” diz Wagner Souza e Silva, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA que será palestrante do quarto dia e falará sobre crenças.

A Semana está agora na sua quinta edição e foi criada pelos alunos de jornalismo da ECA-USP que sentiam falta em seu curso de discussões mais aprofundadas sobre o fotojornalismo. O fotógrafo e professor do CJE Atílio Avancini apoiou desde o princípio a iniciativa, mas será a primeira vez que participará como palestrante. Sobre o surgimento da Semana, Atílio conta: “A idéia inicial era convergir discussões acadêmicas com as do mercado. Algo em mim dizia que esse projeto daria muito certo, pois sempre me perguntei por que se discutia tão pouco o fotojornalismo no Brasil”.

No ano passado 412 pessoas se inscreveram para a Semana. Paula Zógbi, presidente da Jornalismo Júnior, comenta a importância e o objetivo da iniciativa: “A intenção é disseminar o fotojornalismo para universitários e pessoas que normalmente não tem contato com isso. Pra quem é da J. Júnior, organizar um evento desse porte é um aprendizado muito grande”.

As fotografias tiradas na saída fotográfica, que ocorrerá na quarta feira, serão submetidas a uma banca examinadora que escolherá as melhores imagens. Os participantes desse dia deverão levar seus equipamentos. Os três primeiros lugares serão premiados. O primeiro ganhará um curso de fotografia e um livro, o segundo, uma câmera fotográfica, e o terceiro, livros sobre o tema.

"Acampamento" foi a vencedora da Saída de 2010 (foto: Rogério Santos da Costa)