América Latina ganha destaque na Rádio USP

No ar às segundas, Brasil Latino traz entrevistas com especialistas da temática

No dia 8 de maio de 1951 um terremoto em El Salvador causa a morte de mais de mil pessoas. No mesmo dia, em 1894,  Rafael Iglesias Castro tomou posse como presidente da Costa Rica. Já em 1863, foi estabelecida a Constituição Federal da Colômbia, que ficou em vigor no país durante 23 anos. Em 8 de maio de 2017, estreou na Rádio USP, o programa Brasil Latino, comandado por Marco Piva.

Há 32 anos, Piva se aventura pelo jornalismo. Após trabalhar em diferentes plataformas de mídia, foi na seção internacional que encontrou morada para sua atuação profissional. Entre 81 e 85 foi correspondente na América Central pelas rádios Eldorado e França Internacional, além de colaborar com o jornal Estadão. Estava no olho do furacão: “a região vivia uma efervescência política e militar com a vitória da Revolução Sandinista e os processos revolucionários de El Salvador e Guatemala, de um lado, e a ascensão do presidente Ronald Reagan, de outro”. O desejo de compreender melhor certas temáticas do continente criou naturalmente e intimamente em Piva o apego pela América Latina.

Foi no Programa de Pós Graduação Integração da América Latina (Prolam/USP) que o jornalista conseguiu transformar seu ofício em conteúdo acadêmico: “A América Latina é um vasto campo de estudo. Por onde se queira delimitar uma tese, sempre haverá um potencial enorme de pesquisa que certamente se desdobrará em novos estudos”. Piva acredita que a relação do Brasil com os outros países do continente continua em construção, sendo necessários esforços tanto sociais, na diminuição da xenofobia que ainda é recorrente, quanto institucionais, na manutenção de instrumentos de integração, como o Mercosul e a Unasul.

O jornalista inicia agora uma outra fase em sua carreira: um programa na Rádio USP sobre esta temática. Fruto de um projeto pessoal antigo, foi somente na rádio pública que encontrou a receptividade necessária para dar forma ao projeto: “América Latina não é ainda um tema atrativo para os meios de comunicação privados”. Batizado de Brasil Latino, o programa vai ao ar todas as segundas-feiras das 17h às 17h30, trazendo entrevistas com docentes da Universidade, especialistas e convidados especiais, tudo isto embalado por uma seleção musical com curadoria do produtor e cantor Carlinhos Antunes.

Além de Piva, o conselho editorial que escolhe as pautas para a programação é formado pelos professores Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais, e Lisbeth Rebollo Gonçalves, do PROLAM, além do jornalista Haroldo Sereza, do site Opera Mundi, que é parceiro do programa. A apresentação fica por conta do próprio jornalista, que conta ainda com a ajuda de uma dupla de produção de áudio e texto: Paul Martins e o Vitor Coutinho Piva.

Um dos programas, que discutiu o jornalismo no continente latino, contou com a presença da editora executiva da revista digital Calle2, Ana Magalhães. Para a jornalista, há pouco espaço para a américa latina na imprensa brasileira e projetos como o Brasil Latino e a própria revista que comanda são essenciais para minimizar este problema. “Acreditamos que há mais semelhanças que diferenças entre os países latino-americanos, e sonhamos com um Brasil que se sinta mais integrado à região”.

Segundo Piva, a produção do Brasil Latino busca agora a ampliação dos temas e convidados do programa, mas acredita que a receptividade do público vêm sendo positiva. Em breve todos os programas estarão disponibilizados em formato de podcasts no site da Rádio USP e no Opera Mundi. Por enquanto, basta sintonizar o rádio na 93.7 FM e encerrar o expediente nas segundas-feiras um pouco mais latino americano.