Vencedora em 2013, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade voltou de Araraquara com mais um troféu
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP) sagrou-se campeã do Economíadas pelo segundo ano consecutivo. Ao todo já são quatro títulos conquistados nesta competição que todo ano envolve oito das principais faculdades de economia, administração, contabilidade e ciências atuárias de São Paulo. O presidente da Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairu (AAAVC) da FEA, João Novelli, destacou a manutenção das bases do ano anterior como principal fator para a conquista, mas também ressaltou que a presença de novatos foi imprescindível para a conquista do título em 2014.
As modalidades de luta apresentaram os maiores desafios, pois a menos de uma semana do início dos jogos a FEA ainda não possuía uma equipe formada para judô e jiu-jitsu. Como conseqüência, a Faculdade perdeu as primeiras disputas. Em contrapartida, algumas modalidades em que a FEA é muito forte não decepcionaram, como o xadrez e o vôlei masculino. As boas surpresas ficaram por conta do basquete masculino, que não conseguiu passar da primeira fase em anos anteriores, e do futebol masculino, que não vencia desde 2010. Nesta edição a FEA foi campeã em ambas modalidades.
Como em anos anteriores, um dos principais adversários da AAAVC foi a atlética do Mackenzie. No entanto, a ESPM também veio muito forte em 2014 e disputou diversas finais. Torcedores da FEA relatam que, no último dia da competição, o Mackenzie já estava fora da disputa pelo primeiro lugar mas a ESPM ainda estava no páreo. “Ainda havia a disputa do vôlei masculino, que tínhamos certeza que ganharíamos. No final das contas, nem precisamos deste resultado já que a partida de vôlei feminino aconteceu antes e já selou nossa vitória”.

Rodrigo Tibirça, João Novelli e Bruna Britto, seguram a taça do Economíadas (Foto: Tiago Cesquim)
O presidente da atlética ressaltou a motivação gerada por essas conquistas como um importante legado para a Faculdade. Para ele, há um clima muito bom na FEA, fato que contribui para busca do inédito título do InterUSP, que será disputado em junho.
Apesar disso, membros da AAAVC relataram dificuldades na manutenção das equipes para o próximo ano. Segundo Novelli, muitos atletas se formarão e desfalcarão os times, sendo que a reposição ficará a cargo dos novatos. Ainda assim, o estudante exalta a importância da participação dos calouros que, pelo fato de haverem ganhado o Bichusp e também participado da campanha vitoriosa no Economíadas, certamente estarão mais experientes no próximo ano e contribuirão com as novas equipes em formação.