Atividade de campo agendada para o mesmo dia da partida de futebol compromete a presença dos estudantes
O jogo de futebol de campo masculino válido pela Copa USP entre a Atlética da Poli e a da Geologia, atual campeã da Série Laranja, foi marcado por um acontecimento incomum. Aos 14 minutos do segundo tempo, a disputa foi encerrada pois a equipe da Geologia contava com apenas seis em campo. Pelas regras do esporte, só é permitido que a partida aconteça quando ambos os times tiverem sete ou mais jogadores em campo. Mesmo finalizada antes dos 90 minutos, o placar já estava 4 a zero para os engenheiros.

A Geologia já entrou desfalcada, com apenas dez estudantes. O motivo para que isso tenha acontecido, como disseram os jogadores dessa Atlética, se deve ao dia em que foi marcado a partida, 26 de abril. Nesta data, vários atletas estavam realizando atividades de campo, muito comuns nesse curso, e por isso não puderam comparecer ao jogo. Segundo eles, houve a tentativa de remarcá-lo. Contudo, a Atlética Politécnica não foi favorável a essa mudança de data, fazendo com que a equipe estivesse incompleta no dia.
Com menos um em campo, uma expulsão e mais três lesões, a Geologia viu a sua primeira derrota na competição. Os jogadores da Poli, quando questionados a respeito, disseram que o jogo foi marcado pela LAAUSP há mais de um mês e meio, e que a Associação Atlética da Geologia os procurou sem antecedência. Segundo a equipe politécnica, os dias sugeridos pela Geologia já estavam ocupados por outros jogos marcados com outras instituições, impossibilitando a mudança.
A competição
Neste ano, a Copa USP, organizada pela Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), acontece desde o dia 15 de março e já passou pela sexta rodada, que ocorreu nos dias 26 e 27 de abril. A previsão é que, em junho, se consagrem os vencedores. Apenas as Atléticas da USP participam com suas equipes para cada modalidade, que vão das praticadas em grupo, como futebol e vôlei, até as individuais, como tênis de mesa, por exemplo.
Apesar do campeonato ainda estar no início, na 5ª rodada, os times de voleibol da ECA, tanto no masculino quanto no feminino, têm conquistado diversas vitórias. Já em handebol feminino, a FAU apresenta bons resultados, assim como a FEA e a Biologia na versão masculina desse esporte. Tanto no futsal como no basquete femininos são as equipes da FEA que obtiveram os melhores resultados. No futsal masculino, a FFLCH lidera em número de vitórias, e no futebol de campo, que só tem versão masculina, a FEA é a unidade que venceu mais vezes.