Confira a agenda de eventos culturais durante todo o mês

por Fernanda Real

CINUSP: ‘Da Telinha para Telona

Imagem | Divulgação: Cinusp Paulo Emílio

Mostra de séries e filmes na Sala Cinusp Paulo Emílio que reúne produções que marcaram a história da televisão mundial. Com objetivo de dar espaço para produções audiovisuais televisivas, o Cinema da USP apresenta, de 29 de maio a 25 de junho, “Da telinha pra telona”, com 17 programações, entre filmes, episódios, séries completas e algumas obras nunca antes exibidas em salas de cinema no Brasil. 

Serviço: sala Cinusp Paulo Emílio – Rua do Anfiteatro, 181. Colméia – Favo 04 – Cidade Universitária, São Paulo – SP. Sala USP Maria Antônia. De 29 de maio a 25 de junho. Ingr.: Grátis.

MAC-USP – ‘Tempos Fraturados

Imagem | Divulgação: Museu de Arte Contemporânea da USP

A nova exposição do Museu de Arte Contemporânea da USP foi desenvolvida em comemoração aos 60 anos de existência do museu. “Tempos Fraturados” propõe uma reflexão sobre obras e artistas presentes no acervo que contam sobre a experiência histórico-político-social dos séculos 20 e 21, no Brasil.

A mostra foi concebida por um grupo de seis curadores e apresenta três eixos norteadores: a arte como experiência, experiências coletivas como lutas e movimentos sociais e as vivências individuais, como as relações entre o eu e os outros. Eles se entrelaçam em agrupamentos divididos entre o sétimo e oitavo andar do museu, e durará cinco anos. 

Serviço: av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo – SP. De terça a domingo, das 10h às 21h. Ingr.: Grátis.

MariAntonia – ‘Imagem – Testemunho

Imagem | Divulgação: Centro Universitário Maria Antonia da USP

Experiências artísticas de presos políticos na ditadura civil-militar. Em comemoração aos seus 30 anos, o centro universitário traz à exposição as experiências artísticas de presos políticos. Realizada em parceria com o Memorial da Resistência, a mostra inclui desenhos, pinturas, colagens e gravuras realizadas por 12 artistas durante os anos 70, em presídios de São Paulo. 

Centro Universitário MariAntonia – Rua Maria Antonia, 258 e 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP. Vai até 10 de dezembro, funcionamento de terça a domingo, das 10 às 18h. Ingr.: Grátis.

‘CineMA’ no Centro Universitário Maria Antonia 

Imagem | Divulgação: Centro Universitário Maria Antonia da USP

Em parceria com o Teatro da USP, a mostra “Cinema na vida: Os filmes de Rewald & Ab’ Sáber”, desenvolvida pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP exibe filmes como “Esperando Telê” (2010, 96′), “Intervenção – Amor não quer dizer grande coisa” (2017, 76′), “Democracia e Amor” (2022, 81′) e “Os Últimos Dias da Humanidade” (2023, 24′). A curadoria de filmes foi selecionada de forma a celebrar a vida e obra do cineasta Rubens Rewald, e também o coletivo de cinema Rubens & Ab’Sáber, formado pelo psicanalista Tales Ab’Sáber e pelo cineasta Rubens Rewald.

Serviço: de 18 a 30 de junho, das 18h às 21h. Sala USP Maria Antônia – Rua Maria Antonia, 285 a 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP. Ingr.: Grátis.

TUSP – ‘Teatro pós-trauma’ 

Ingr.: Grátis. Imagem | Divulgação: Teatro da USP

O projeto Teatro Pós-Trauma faz uma amostragem de espetáculos recentes que se originaram dentro da Universidade de São Paulo e tratam dos traumas recentes do país, aproximando-se das urgências sociais e políticas de um país ainda muito desigual e injusto. “Verdade” é uma das peças que compõem a mostra de Teatro Pós-Trauma, escrita e encenada por Alexandre Dal Farra a partir de seu doutorado em Artes Cênicas da USP. Com o grupo Tablado de Arruar, Dal Farra encena os detritos e destroços do autoritarismo brasileiro. A ascendência dos militares sobre a vida brasileira é evocada com humor e sagacidade. 

Serviço: Centro Universitário MariAntonia – Rua Maria Antonia, 258 e 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP. Em cartaz na primeira semana de junho.