Ao vivo e a cores

Por Conselho de Leitores:

No dia 30 de junho de 2023, o Conselho de Leitores do Jornal do Campus organizou um evento presencial para discutir a edição 535. Houve uma troca participativa, a partir das observações, críticas, elogios e dúvidas dos participantes. O contexto presencial trouxe importantes contribuições para a construção coletiva do jornal.

A passagem pela capa aponta assertividade diante das matérias escolhidas e suas importâncias para debates dentro e fora da USP. Porém, mesmo com o impacto, a foto ilustrativa não destaca e representa a força da reportagem sobre os funcionários terceirizados. Essa situação permite uma análise de como a política de governo se expandiu para as áreas econômicas e faz parte da realidade e da condição da população brasileira.

É notável o desenvolvimento da diagramação e imagens ilustrativas das reportagens, fazendo a leitura ser mais fluida e objetiva. Um dos pontos de destaque da edição é o encarte “Claro!”, em seu conteúdo e apresentação visual chamativa, mas a sua chamada no jornal não deixa evidente que se trata de um encarte e não uma matéria.

A diversidade de assuntos tratados no jornal foi outra das experiências positivas nessa edição, apresentando a matéria sobre inovações no tratamento do câncer e as contribuições da USP nas questões sociais. Em tom de curiosidade e humorístico, a matéria sobre “Pedros na USP” também enfatiza a variedade e misto entre pertencimento e comicidade de questões sobre ingressantes.

O formato, design e temas do jornal possibilitam uma discussão ainda maior: como o Jornal do Campus acompanha realidades e editorias que estimulam a criticidade, informação e interação de quem convive nesse espaço universitário? O conselho de leitores, formado por alunos do curso de educomunicação da USP, se despede por aqui, mas retornará no próximo semestre, quando o JC será produzido por estudantes do período noturno (o mesmo e único período no qual é ofertada a Licenciatura em Educomunicação). A partir da próxima edição, o espaço passa a ser destinado a um Ombudsman. Continuem mandando suas opiniões sobre o jornal no e-mail: jornaldocampus@usp.br.