Na ECA, trajetórias Ilustres – e agora, e diversas 

Semana de Recepção da unidade busca redenção ao organizar novo evento que celebra trajetórias de ex-alunos

Por Melannie Silva

Após receber críticas pela ausência de diversidade no evento “Ecanos Ilustres” na recepção dos calouros no início do ano, a Semana de Recepção da ECA (SDR) organizou no dia 14 de agosto o evento “Trajetórias Ecanas Ilustres”, que buscou apresentar aos estudantes da Escola de Comunicação e Artes trajetórias de sucesso de ex-alunos, dessa vez levando em conta a diversidade dos convidados. 

O evento contou com a presença de seis ecanos: Karenina Arch, estudante de artes cênica; Rafael Ilhara, jornalista; Renato Candido, diretor e doutor em meios e processos audiovisuais; Rosane Borges, jornalista e doutora em ciências da comunicação; Christiane Silva Pinto, comunicóloga; e Ricardo Sales, pesquisador na ECA. 

Em entrevista ao JC, Gustavo Teles, estudante do primeiro ano de relações públicas na ECA, membro do coletivo Opá Negra e mediador do evento, relata que se sentiu desconfortável no evento da SDR no início do ano. Como aluno preto, pois não havia referências que pudessem inspirá-lo. 

Para o estudante, o “Trajetórias Ilustres” não teve o  mesmo impacto que a SDR, mas foi um momento de cura. “A proposta da Opá era que o evento fosse focado nas carreiras e realizações dos convidados e não nas suas dificuldades”, explica Teles. 

Em nota, a SDR declarou que a ideia do evento surgiu após as críticas recebidas no início do ano. “Não conseguimos resolver antes do evento [ex-ecanos ilustres da SDR] pelo curto espaço de tempo”. A SDR ainda reforçou o compromisso  de garantir que a próxima semana de recepção represente todos os grupos que fazem parte da ECA .