Apesar dos placares apertados, equipes de handebol masculino e vôlei feminino feanos ficam para trás na disputa com a Poli

Os times de handebol masculino e vôlei feminino da Poli derrotaram a FEA em dois finais de semana seguidos na Copa USP. Os jogos, embora disputados ponto a ponto, favoreceram as equipes politécnicas, que seguem mais confiantes após vitórias sobre a maior rival no campus e forte candidata à conquista do título.
Em nenhum momento do jogo de handebol masculino as equipes rivais chegaram a abrir três gols de diferença no placar. O time da FEA dominou o primeiro tempo e conseguiu finalizá-lo com um gol de vantagem (12 a 11) sobre a Poli. Entretanto, a equipe politécnica conseguiu se recuperar no segundo tempo, fechando o placar com 24 a 23.
Segundo o técnico da Poli, Cláudio Machado, garra e concentração – especialmente depois da primeira metade da disputa – foram essenciais para a vitória. “Depois de trocar tantos gols, foi necessário também paciência para entender a tática do adversário, que era muito forte”, conta Machado, que a 8min50s do final do segundo tempo viu sua equipe igualar o marcador pela primeira vez no jogo (15 a 15) e em seguida outros quatros empates até finalmente conseguir arrancar um gol de vantagem ao término da partida.
O técnico da Poli ainda afirma que o time vem se preparando para a Copa USP com treinos de três a quatros vezes por semana. “Estamos pensando não só nesse campeonato, mas já no Interusp (disputado entres os dias 3 e 6 de junho)”, diz. A equipe da Poli também se organiza para seu próximo duelo na Copa USP, que será contra o time da Biologia. “Espero um jogo muito difícil também, porque as equipes este ano estão ainda mais motivadas”, comenta Machado.
Já no vôlei feminino, a equipe da Poli permaneceu o tempo inteiro na liderança, embora tenha visto a FEA crescer em diversos momentos. No primeiro tempo, a Poli venceu por 25 x 13 e, no segundo, por 25 x 17. Delphine Markt, intercambista francesa e um dos destaques da equipe vencedora, acha que a união do time foi decisiva para a conquista. “Cada vez que alguma de nós marcava o ponto era como se todas também marcassem”, diz. Para ela, o nível das duas equipes era muito semelhante e o jogo foi equilibrado. “A Poli se empenhou bastante para esse jogo. Gostamos de jogar para ganhar”, comemora Delphine.
A equipe de vôlei feminino da Poli foi campeã da Copa USP quatro vezes nos últimos cinco anos. No período, somente em 2008 a EEFE ficou com o título. Entre os anos 2000 e 2009, o handebol masculino politécnico alcançou apenas uma vez o primeiro lugar no pódio, em 2005.