Edital lançado pela Edusp escolheu seis obras para publicação que contam a história da Universidade

Por Lara Soares*
Em homenagem ao aniversário de nove décadas, a USP convidou professores ativos e aposentados para registrar o passado da instituição. O edital “Ensaios sobre a Universidade de São Paulo por ocasião de seus 90 anos em 2024” foi aberto no ano passado e selecionou seis produções que serão publicadas pela Edusp, editora oficial da Universidade. O concurso surgiu da parceria com a Comissão Executiva para as Comemorações dos 90 Anos da USP. A divulgação dos contemplados ocorreu no último mês de setembro.
Flávio Ulhoa Coelho, professor titular do Instituto de Matemática e Estatística, é autor de uma das obras selecionadas. Nos últimos anos, tem estudado a implementação e desenvolvimento da matemática no Brasil e na USP. O ensaio descreve a vinda de um grupo de matemáticos franceses a São Paulo. “Seus primeiros trabalhos influenciaram muito o desenvolvimento da matemática no século XX. O primeiro encontro deste grupo data de 1934, por coincidência o ano de fundação da USP”, conta o professor.
Outra obra contemplada foi a de Stella Maris Scatena Franco, professora associada do Departamento de História da USP. Por meio de pesquisa em história oral, ela narra a trajetória do CoralUSP, desde a fundação em 1967 até os anos recentes. A professora decidiu estudar o tema ao constatar que não havia bibliografia publicada a respeito. “Fiquei animada em levar adiante este projeto, mas a pandemia esfriou um pouco os ânimos e ele ficou estacionado. O edital da Edusp foi um sopro de entusiasmo para retomar o desenvolvimento do trabalho”, ela relata.
O edital selecionou ainda Guilherme Ary Plonski, professor sênior da Faculdade de Economia e Administração e do Instituto de Estudos Avançados, que fez ensaio sobre a evolução do conceito de inovação no mundo ocidental e como a universidade o incorporou. Também terão a obra publicada os professores Edison Manoel, José Guilmar e Emerson Franchini, da Escola Educação Física e Esporte, que narram a fundação do instituto nos anos 1930. Em entrevista ao JC, Sergio Miceli, diretor-presidente da Edusp, reforça a importância do edital para “o incentivo a uma postura crítico-reflexiva sobre a gênese e as transformações da história da USP”. A previsão de publicação dos ensaios aprovados é em 2025.
*Com edição de Gabriel Carvalho e João Chahad